APARTAMENTO ITARARÉ
São Vicente SP | 2015
O Plínio e a Rosana adquiriram um apartamento no litoral paulista, na praia de Itararé em São Vicente, dispostos a mudar de ares após suas recentes aposentadorias e almejando melhor qualidade de vida. Foi assim que esta história começou.
Com 70 m², o apê tem uma vista privilegiada para a praia, mas o layout atrapalhava a circulação, com cozinha e suíte acanhadas e deixava com pouca disponibilidade de espaço para armários e os ambientes pesados. O sonho dos dois era de uma casa bem iluminada, com bastante espaço de circulação, fácil manutenção e armários.
Com este briefing decidimos substituir paredes por móveis multifuncionais de marcenaria que ecomizam espaço. Ou seja, a alvenaria entre sala e cozinha foram substituídas por um painel de TV de um lado e muitos armários e bancada de refeições do outro. Entre os quartos, outra parede deu lugar a um guarda-roupa que serve aos dois ambientes. E tudo em tons claros, linhas retas e sem puxadores. No piso usamos o porcelanato que é único em todo o apartamento, o que contribui para a integração dos cômodos, além de ser de fácil manutenção. A pintura com cor off-white e o forro branco com tabica ajudam na sensação de maior amplitude. Colocamos a sala de jantar na varanda gourmet, o que liberou espaço na sala de estar e na cozinha, e para esconder o maquinário do ar condicionado, criamos um painel canaletado tipo um biombo, que articulado por dobradiças, pode ser aberto facilmente para manutenção do equipamento e ainda ser usado para decoração com paisagismo de vasos pendurados.
Fotos: Mariana Orsi
Na primeira apresentação da PAGAMA, confesso que ficamos um pouco ansiosos, já que essa era a nossa primeira experiência de um projeto e ainda havia a sugestão de remoção parcial da parede da sala e de um dos dormitórios. Fomos entendendo a proposta e assim ganhamos confiança para dar prosseguimento ao projeto. Foi uma feliz decisão, pois o resultado foi excelente, o espaço para transitar nos cômodos ficou adequado, além do que ganhamos muito espaço nos armários planejados. De forma geral o projeto foi executado no prazo prometido e não houve acréscimos de honorários, o que revela um nível excelente de gestão por parte da PAGAMA.
Plínio e Rosana
Ap. Itararé